Prevê-se que a produção australiana de carne de porco cresça 2% em 2025 para 490 000 MT (CWE), continuando a tendência de crescimento robusto dos últimos quatro anos. Este aumento previsto é apoiado pela descida dos preços dos cereais forrageiros e pela estabilidade dos preços da carne de porco. No entanto, o crescimento da produção de carne de porco será moderado pela recente descida dos preços da carne de vaca e de borrego no consumidor, o que deverá limitar o aumento do consumo de carne de porco associado ao crescimento da população. Prevê-se que o consumo de carne de porco na Austrália aumente ligeiramente em 2025 para 640 000 MT (CWE).
Prevê-se que as importações de carne de porco da Austrália permaneçam estáveis em 200.000 MT (CWE) em 2025. Apesar do aumento previsto da produção interna de carne de porco, prevê-se que os volumes de importação se mantenham inalterados, uma vez que o aumento da produção interna satisfará as necessidades de consumo previstas. Nos últimos anos, os quatro principais fornecedores de carne de porco da Austrália representaram quase 95% do total das importações. Historicamente, os Estados Unidos forneciam metade ou mais das importações de carne de porco da Austrália. No entanto, a partir de 2022, houve uma mudança notável para o fornecimento de carne de porco da Dinamarca, dos Países Baixos e, em menor medida, da Irlanda. Para o primeiro semestre de 2024, houve uma mudança significativa de volta para os EUA para as importações de carne suína, principalmente devido aos preços da carne suína dos EUA terem voltado a ser mais baixos do que os das fontes europeias.
Prevê-se que as exportações de carne de porco permaneçam estáveis em 50.000 MT (CWE) em 2025. Esta estabilidade deve-se principalmente ao aumento previsto da produção interna, que se espera que seja consumida principalmente no mercado interno. O volume de exportação previsto representa apenas cerca de 10% da produção total de carne de porco da Austrália. Como tal, as flutuações nos volumes de exportação têm um impacto mínimo nas importações australianas de carne de porco e no consumo interno. A maior parte das exportações de carne de porco da Austrália destina-se a países asiáticos e à Nova Zelândia. Singapura é sistematicamente o destino mais importante.
11 de Setembro de 2024/ USDA/ Estados Unidos da América.
https://apps.fas.usda.gov