Um acordo formal de zonificação preventiva facilitará a exportação de carne de porco australiana entre Singapura e a Austrália no caso de haver um surto de Peste Suína Africana (PSA). Este acordo é o resultado da relação construtiva e a colaboração permanente entre ambos os países.
De acordo com o Ministro da Agricultura, Seca e Gestão de Emergências, David Littleproud, o acordo de zonificação preventiva melhorará a segurança das exportações de carne de porco no caso de haver um surto de PSA. Para a Austrália, Singapura é o principal mercado de exportação de carne de porco, com exportações de mais de $60 milhões em 2019-20.
"O acordo de zonificação é completo e cobre uma variedade de cenários potenciais para minimizar a interrupção do comércio no caso de haver um surto de Peste Suína Africana na Austrália, incluindo a garantia de que as exportações continuarão desde os estados ou territórios não afectados se a doença for detectada em suínos domésticos".
O acordo de zonificação é financiado pelo pacote de medidas contra a PSA do Governo australiano, dotado de 66,6 milhões de dólares.
8 de Setembro de 2020/ Governo da Austrália/ Austrália.
https://minister.awe.gov.au/