O Director-Geral da Indústria Alimentar do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Fernando Burgaz, presidiu esta semana à segunda reunião da Mesa de Coordenação da Norma do Ibérico, na que se analisaram as actividades realizadas pelos Grupos de Trabalho de Inspecção e Certificação, de Aplicação Prática de Aspectos Raciais da Norma e o de Resolução de Dúvidas.
Durante a reunião, o Grupo de Trabalho de Inspecção e Certificação, ha comunicado que está avançada a elaboração dos protocolos de acção sobre inspecção e certificação, estando prevista a sua aprovação na próxima reunião.
Pelo seu lado, o Grupo de Trabalho de Aplicação prática dos requisitos raciais contidos na norma, também informou que está muito avançado o início da foto fixa do sector, tendo-se elaborado uma proposta de documento que recolhe os aspectos básicos das questões raciais das explorações, e o registro de reprodutores cruzados a 50% para produzir animais de 75%.
Propos-se, como trabalho futuro, o desenho de uma campanha específica de controlo oficial para o ibérico, que abarque todos os aspectos que contempla a norma, desde a produção até à fase de consumo.
Quarta-Feira, 26 de Março de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es