Durante a inauguração da feira Meat Attraction, o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas; o Presidente da Associação Nacional das Indústrias da Carne de Espanha (ANICE), Alberto Jiménez e o Presidente da Cajamar Caja Rural, Eduardo Baamonde, apresentaram os primeiros resultados do Barómetro ANICE-Cajamar da indústria espanhola das carnes.
Uma passagem pelas diversas variáveis do Barómetro, dá-nos os seguintes dados:
- 42,4 % das empresas registaram um crescimento do seu volume de negócios em relação ao mesmo período do ano anterior e 40,7 % crê que no segundo semestre voltará a crescer em termos interanuais.
- Uma parte do crescimento da produção registado teve como destino o aumento do armazenamento de produtos acabados, tendo como objectivo cobrir a maior procura tradicional do segundo semestre.
- 65,3 % das empresas identificam-se como exportadoras, tendo aumentado 37,7% o seu volume de vendas ao exterior. Para o segundo semestre, 54,7 % das empresas exportadoras espera aumentar a sua facturação por esta via.
- Por sub-sectores, o da carne fresca é o que mais viu melhorar o volume de negócios no semestre, enquanto que relativamente às previsões para o futuro próximo, as respostas são muito similares, com a excepção da categoria Outros, na que o optimismo é menor.
Terça-Feira, 18 de Setembro de 2018/ Cajamar/ Espanha.
http://www.publicacionescajamar.es/