A oferta da Agência Territorial Flamenga (VLM) foi feita em duas fases: primeiro, foram abordadas mil explorações de suínos com uma pontuação de impacto de 0,5%. Ao reduzir este limiar, foram abordadas mais 2 700 empresas adicionais, o que significa que quase todas as explorações de suínos na Flandres eram elegíveis para o regime.
Um total de 175 explorações suinícolas decidiram cessar a sua actividade, 156 explorações da primeira convocatória e 19 da segunda convocatória. A idade média dos subscritores ronda os 57 anos. Para as explorações da primeira fase, este é estimado em cerca de 182000 porcos. Numa fase posterior, podem também receber indemnizações pela demolição dos edifícios antigos. Como os suinicultores da última convocatória têm até Maio de 2025 para participar, só assim teremos uma visão completa do sucesso da segunda convocatória. Até agora, foram necessários cerca de 22 milhões de euros para compensar os agricultores que pararam.
O efectivo da Flandres desceu de 6,3 milhões de cabeças para 5,4 milhões em 2022, uma diminuição de 14%.
No final de Setembro, o grupo de matadouros Noordvlees Group decidiu cessar as suas actividades de abate em Kalmthout e proceder ao abate de todos os suínos em Sus Campiniae, em Oevel. A empresa manterá apenas as suas atividades de transformação de carne. A empresa apontou a sucessão da Peste Suína Africana, a pandemia de COVID, a guerra na Ucrânia e as novas regulamentações sobre o azoto como justificação.
22 de Outubr0 de 2024/ Vilt/ Bélgica.
https://vilt.be/nl/