Agora que a época de caça começou oficialmente, a FAVV pede aos caçadores que estejam especialmente atentos à Peste Suína Africana (PSA). Este verão, foram detectados dezenas de casos de PSA a 200 quilómetros da fronteira belga, perto de Frankfurt. Foram igualmente registados vários casos em Itália.
Os caçadores que entrem em contacto com javalis são instados a respeitar rigorosamente as medidas de higiene. É essencial não levar carne e produtos de javali de zonas onde a PSA está presente. Um caçador não pode entrar numa exploração suinícola durante 72 horas após o contacto com um javali vivo ou morto. A doença não é apenas prejudicial para a população de javalis, mas também para a criação de suínos na Bélgica.
David Clarinval, Ministro Federal da Agricultura: “A PSA apareceu pela última vez na Bélgica em 2018. Cerca de 29 países terceiros impuseram restrições ao comércio de carne de porco belga para o seu território. Em consequência, cerca de 70% desse mercado de exportação em países terceiros desapareceu. Foram necessários anos de negociações para que a maioria dos países levantasse o embargo. Por exemplo, só no início de 2024 é que a carne de porco belga pôde voltar a ser exportada para a China. Por conseguinte, gostaria de pedir aos nossos caçadores que respeitem as medidas de higiene para não comprometerem os resultados do nosso trabalho”.
14 de Novembro de 2024/ FAVV/ Bélgica.
https://favv-afsca.be