Nos primeiros seis meses de 2015, as exportações belgas de carne de porco aumentaram 4% em volume. 90% das exportações tiveram como destino os países Europeus. A maior parte (61%) foi comercializada como carcaças seguida pelos cortes (27%).
A Polónia, com um aumento de 15%, representa 24% do volume total exportado e situa-se na segunda posição como principal destino, com a Alemanha à sua frente (32%). A República Checa e a Eslováquia sofreram importantes aumentos (19% e 96%, respectivamente) representando 3,4% e 1,3% das exportações. O Reino Unido, com aumentos nos últimos anos, situa-se na quinta posição, com um crescimento de 24%. As exportações para França tiveram um forte aumento da ordem dos 23% e coloca este país como o quarto destino, com 5% do volume exportado.
Em relação às exportações para países terceiros, juntos, a China e Hong Kong, representam 2,9% do total das exportações belgas de carne de porco. Apesar da diminuição de 18% das exportações para as Filipinas, este mantém-se como segundo maior mercado fora da UE, com uma quota de mercado de 1,4%. A Coreia do Sul situa-se no terceiro lugar, com uma participação de 1,3%.
Outubro de 2015/ Belgian Meat Office/ Bélgica.
http://www.freshfrombelgium.com