A intenção do governo belga é reduzir a população de javalis em 50% antes de 1 de Março de 2020. Esta meta parece alcançável, pois já se reduziu 30%. Na área afetada pela Peste Suína Africana (110000 hectares entre Herbeumont e Aubange), pretende-se erradicar totalmente o javali para evitar qualquer risco de propagação do vírus.
No passado dia 6 de Junho, o Governo valão alargou as medidas de erradicação para a nova temporada cinegética que começa a 1 de Julho. Este acordo prevê 3 alterações:
- Os caçadores poderão pedir excepções à proibição de caça nas zonas núcleo (ZN) e tampão (ZT) para espécies distintas do javali.
- A eliminação dos javalis será efectuada por agentes florestais e por alguns caçadores autorizados.
- É reforçada a vigilância nas zonas ZN e ZT: o objectivo é eliminar totalmente o javali destas zonas antes do final do ano. Para isso, obrigam-se os caçadores autorizados a realizar tantas batidas quantas as necessárias, no mínimo dois rastreios mensais na sua zona, entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro de 2019. Se a partir de 1 de Novembro o Departamento da Natureza e Bosques (DNF) considera que os resultados são fracos num determinado território, poderá organizar batidas oficiais nesse mesmo território.
Estas medidas, tão drásticas, contrastam com a decisão do Ministro da Agricultura valão, René Collin, de reabrir ao público algumas partes das zonas ZN e ZT a partir do passado dia 6 de Abril.
Sexta-Feira, 7 de Junho de 2019/ Portail de la Wallonie/ Bélgica