O sector da produção belga de rações reduziu 84% o uso de antibióticos nas rações em 2022 comparado com 2011, isto representa superar o objectivo de reduzir 75% para 2024.
A preocupação pública pelo uso de antibióticos em animais de exploração levou o sector a comprometer-se plenamente na redução do uso de antibióticos nestes animais. Em 2011, a Associação Belga de Rações, fundou o Centro de Peritos em Consumo e Resistência de Antimicrobianos em Animais, que desenvolve a visão e os planos para vários objectivos concretos.
De acordo com o primeiro plano (Plano Estratégico 2020), o sector da alimentação animal devia diminuir para metade a produção de rações medicadas com antibióticos a finais de 2017 comparando com 2011. O objectivo foi facilmente atingido. O segundo plano (Plano Estratégico 2024) estipulava que a redução devia aumentar para 75% em 2024.
A diminuição foi possível devido a várias iniciativas do sector como a análise comparativa semestral dos membros da Associação Belga de Rações, o apoio individual aos produtores com um elevado uso de antibióticos, a introdução de receitas electrónicas e a proibição da colistina nos alimentos medicamentosos, entre outros.
12 de Abril de 2023/ Vilt/ Bélgica.
https://vilt.be