O sector da carne de porco belga está há muito sob pressão na sequência das várias crises que ocorreram nos últimos anos. Para aumentar a resiliência do sector, a FEBEV e a FENAVIAN decidiram integrar os sistemas existentes que calculam as flutuações do mercado, nomeadamente Meatindex e Vindex, para chegar a uma plataforma robusta cujos resultados reflectem adequadamente a situação do mercado na Bélgica.
O índice combinado deveria ser uma melhor representação da evolução do mercado e contribuir assim para uma maior transparência no sector. O índice unificado também pode ser uma ferramenta mais poderosa nas negociações com o comércio retalhista.
Até recentemente, existiam duas plataformas diferentes para monitorizar as alterações semanais dos preços dos cortes de carne de porco, nomeadamente a Meatindex da FEBEV (www.meatindex.be) e a Vindex da FENAVIAN (https://vindex. fenavian.be). Os membros de ambas as organizações indicaram que a integração dos dois sistemas deveria ser o próximo passo para uma maior transparência e um mercado a funcionar bem.
Ao reunir os dados de ambas as plataformas, serão tidas em conta as flutuações de preços tanto do lado da compra (compradores na Bélgica, tais como retalhistas e processadores de carne) como do lado da produção (fornecedores na Bélgica, tais como o corte), o que melhorará a representatividade. Os utilizadores poderão ver os resultados depois de processados nas suas respectivas plataformas na terça-feira depois das 14 horas.
30 de Janeiro de 2023/ Vilt/ Bélgica.
https://vilt.be/nl