Um comité consultivo envolverá associações de bem-estar animal e organizações profissionais no trabalho do Centro Nacional de Referência (NRC).
Uma das primeiras acções do CNR dizia respeito à avaliação de um projecto nacional de pesquisa co-financiado pela indústria suína (Inaporc) e pela DGAL.
Em 2018, o NRC desempenhará plenamente suas funções relativas à divulgação de resultados de pesquisa e inovações técnicas, apoio científico e técnico e centros de recursos para treino em bem-estar animal e protecção. Será estabelecido um roteiro detalhando as várias acções a serem realizadas.
Um novo regulamento europeu, de 27 de Abril de 2017, também exige que a União Europeia designe Centros Europeus de Referência para o Bem-Estar dos Animais.
Esses centros de referência ajudarão os países membros nos seus controles oficiais. É neste contexto que o CNR francês terá um papel fundamental a desempenhar na promoção do trabalho de investigação europeu a nível europeu. Esses centros de referência também colocarão os seus conhecimentos científicos e técnicos a serviço do desenvolvimento de métodos para avaliar e melhorar o bem-estar animal.
Terça-feira, 3 Abril de 2018/ Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation/ França.
http://agriculture.gouv.fr