A produção de carne de porco em Mato Grosso do Sul cresceu 71% entre 2014 e 2020, crescimento bem acima da média brasileira que teve um aumento de 40% no mesmo período. Os dados que mostram o crescimento da fileira da suinicultura no Estado são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), compilados pela equipa técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Económico, Produção e Agricultura Familiar).
Apesar do aumento na produção, Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking de exportações de carne suína. As vendas ao mercado externo caíram consideravelmente em 2018 e 2019 devido a ter dado prioridade ao mercado interno nestes anos. Em 2020 houve recuperação nas exportações, que atingiram o seu maior nível desde 2015.
Hong Kong é hoje o principal parceiro comercial externo de Mato Grosso do Sul na carne de porco. Em 2020 o volume exportado para este país cresceu 400%, apesar da queda nas trocas entre ambos os países. Singapura desponta como o segundo país que mais consome a carne de porco deste Estado braileiro, com 20% de peso na balança comercial do ano passado.
Actualmente a cadeia da suinicultura é responsável por 16 mil empregos e uma produção estimada em R$ 16 biliões. São 74,6 mil porcas reprodutoras distribuídas por 34 explorações no Estado, que contam com a vantagem da disponibilidade de grãos de qualidade para a preparação de ração. A produção vem em crescimento constante, com um aumento de 128% em 10 anos e um aumento de 131% nos abates no mesmo período.
24 de Março de 2021/ Semagro/ Brasil.
https://www.semagro.ms.gov.br/