Numa reunião ocorrida a semana passada, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o governador do Piauí, Wellington Dias, decidiram realizar uma ação integrada entre o governo federal e os estados do Nordeste para instituir programas de erradicação da Peste Suína Clássica e de outras doenças que ainda ameaçam a agricultura e a pecuária da região.
O ministério pretendia lançar um programa para a erradicação da Peste Suína Clássica até Junho. Hoje, parte do Nordeste e da Região Norte são considerados área não livre de doença. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe são considerados livres de PSC.
Na semana passada, dois focos de Peste Suína Clássica foram detectados em criações familiares no município de Lagoa do Piauí, a 42 quilómetros de Teresina. De acordo com o governador, cerca de 800 porcos tiveram que ser abatidos. De Outubro a Dezembro de 2018, foram encontrados 41 focos de PSC em 18 municípios do Ceará, levando ao abate de 2.600 porcos.
Para o governador do Piauí, o aparecimento desses casos aumenta a necessidade de unir esforços para acabar com essa e outras doenças.
Actualmente, é proibido o trânsito de porcos do Nordeste (excepto da Bahía e Sergipe) para os estados livres da doença, o que inclui todos os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A coordenação do grupo de trabalho do Mapa está a cargo do auditor fiscal federal agro-pecuário Abel Neto e conta com o assessoramento epidemiológico do professor Vitor Salvador Gonçalves, da Universidade de Brasília (UnB). Os demais componentes são da Agência de Defesa Agro-pecuária do Ceará (Adagri), do Sindicato das Indústrias de Suínos do Rio Grande do Sul (Sipsrs), da Associação Brasileira de Veterinários Especialista em Suínos do Ceará (Abraves/CE) e do Departamento de Saúde Animal (DSA), do Mapa. O grupo poderá convidar para participar de suas reuniões representantes de outras áreas do ministério, integrantes do Comitê Científico Consultivo do Programa Nacional de Sanidade (Suídea) e de entidades públicas ou privadas.
Quarta-feira, 17 de Abril de 2019/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br