Dirigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanharam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), acções de controlo para evitar a entrada da Peste Suína Africana no Brasil. O aeroporto de Cumbica, como é conhecido, concentra 76% do movimento de passageiros internacionais no país.
Autoridades sanitárias brasileiras estão em alerta depois de terem sido confirmados casos de PSA na República Dominicana, em Julho, instaurando a chegada da doença ao continente americano. Trata-se do primeiro registo da doença no continente desde a década de 80, quando foi considerada erradicada.
Uma task force do Mapa já está a actuar no aeroporto, fiscalizando 100% dos passageiros brasileiros provenientes da República Dominicana e do Haiti. Foi solicitado o apoio de cães farejadores para a localização de produtos de origem animal nas bagagens de forma rápida.
O Mapa já está a providenciar a instalação de pontos de descarte voluntários no desembarque, para que os passageiros que tragam produtos de origem animal proibidos possam dispensá-los antes da acção de fiscalização. Outra medida em estudo é o apoio das companhias aéreas na campanha de orientação aos viajantes, a ser lançada, sobre como evitar a entrada da PSA no país por meio de alimentos trazidos nas bagagens.
24 de Agosto de 2021/ MAPA/ Brasil.
https://www.gov.br/