A colheita total de grãos na campanha 2023/24 deve chegar aos 299,8 milhões de toneladas, conforme a nova estimativa divulgada no 5º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é 6,3% inferior ao obtido na campanha passada, o que representa menos 20,1 milhões de toneladas. Quando comparada com a primeira estimativa desta campanha feita pela Conab, a actual projecção apresenta uma diminuição de 17,7 milhões de toneladas.
A produção de soja estimada é de 149,4 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 3,4% quando comparada com o volume obtido no ciclo 2022/23. O atraso do início das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, seguido por chuvas irregulares e mal distribuídas, com registos de períodos de veraneio superiores a 20 dias, para além das elevadas temperaturas, estão-se a reflectir negativamente no desempenho das culturas.
Outro importante produto que tem estimativa de menor produção é o milho. A queda na produção total do cereal deve chegar aos 18,2 milhões de toneladas, resultando num volume de 113,7 milhões de toneladas. A sementeira da primeira safra do grão, que representa 20,8% da produção total, enfrentou situações adversas como as elevadas precipitações no Sul do país e as baixas pluviosidades no Centro-Oeste, acompanhadas pelas altas temperaturas, entre outros factores.
8 de Fevereiro de 2024 /CONAB /Brasil.
https://www.conab.gov.br