Aproxima-se uma campanha record de soja no Mato Grosso do Sul. Se depender do clima favorável e do aumento da área, o Estado poderá colher neste ano mais de 13 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo estimativas da assistência técnica. Isto representaria um novo record na produção estadual, e uma campanha quase 50% superior em relação ao ano passado.
Em área plantada, o acréscimo foi de 2,5% totalizando 3,842 milhões de hectares, segundo dados catalogados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agro-Negócio (Siga MS), projecto implantado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Económico, Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc).
De acordo com os últimos dados da Aprosoja-MS e do sistema SIGA-MS, a produção de soja no Mato Grosso do Sul deve alcançar 12,7 milhões de toneladas e o aumento de produção é de 41,7%, em relação à campanha passada, que registou uma quebra devido ao comportamento climático. A Conab é ainda mais optimista e prevê uma produção de 13,3 milhões de tons neste ano agrícola.
Assim como a produção, a produtividade e a área destinada ao cultivo de soja devem aumentar. A produtividade poderá atingir 53,44 sacas por hectare, um aumento de 38,27% em relação ao ciclo anterior, que sofreu a irregularidade climática. Essa também será a maior produção estadual da oleaginosa, conforme dados da série histórica da Conab, iniciada em 1977.
9 de Janeiro de 2022 /SEMAGRO /Brasil.
https://www.semadesc.ms.gov.br