Com o objetivo de desenvolver as normas técnicas para a Produção Integrada (PI) específica da carne de porco, o Ministério de Agricultura do Brasil (MAPA) estabeleceu o Comité Técnico da Produção Integrada de Carne de Porco. Com as novas normas, empresas e criadores poderão ser habilitados para utilizar o selo "Certificado Brasil", reconhecido a nível internacional, com garantias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
A produção integrada é um sistema de produção agrícola baseado nas boas práticas agrícolas, o que garante a preservação do meio ambiente, a saúde e o bem-estar dos animais. O MAPA, em colaboração com diversos organismos, está a elaborar normas de produção integrada para o leite, mel e carne de porco, entre outros.
A adesão à PI é voluntária. Explorações e indústria deverão cumprir os requisitos da Norma Técnica Específica (NTE). Esta NTE será elaborada pelo Comité Técnico de Produção Integrada de Carne de Porco, designado pelo Secretário do Desenvolvimento e Cooperativas Agrícolas (SDC) do MAPA, Caio Rocha, através da Portaria n.º 56, de 19 de Abril de 2013.
Caio Rocha explicou que ao pedir a adesão, os produtores serão auditados por empresas acreditadas pelo INMETRO e receberão o selo "Certificado de Brasil", que assegura que o produto é de qualidade.
Quarta-feira, 24 de Abril de 2013/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br