O custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 6,42 (cerca de 0,96€/kg PV) em Santa Catarina, representando uma subida de 0,78% em relação ao mês de Fevereiro. No ano, o ICPSuíno já subiu 3,38%, e o acumulado nos últimos 12 meses é de 14,31%, com o índice da Embrapa chegando aos 367,08 pontos. A ração dos animais se destacou como o principal componente de custo, com um aumento de 0,31% no mês e 13,33% no acumulado dos últimos 12 meses, atingindo um peso de 72,29% no custo total de produção.
Os Estados de Santa Catarina e Paraná são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS devido à sua posição como maiores produtores nacionais de suínos e frangos, respectivamente. No entanto, a CIAS também oferece estimativas para outros Estados brasileiros. Essas informações são fundamentais para indicar a evolução dos custos nesses sectores produtivos.

É importante que avicultores e suinicultores monitorizem a evolução dos seus próprios custos de produção, utilizando esses índices como referência para a tomada de decisões estratégicas.




17 de Abril de 2025 /EMBRAPA/ Brasil
https://www.embrapa.br