Com o objectivo de intensificar ainda mais o comércio bilateral, o Brasil e a Rússia assinaram um acordo sobre o sistema "prelisting", listas de estabelecimentos de exportação de produtos de origem animal pré-aprovadas onde o Brasil pode incluír carnes (bovino, suíno e aves), produtos lácteos e tripas e a Rússia peixe.
Mediante o "prelisting", a autoridade sanitária do país exportador comprova que os estabelecimentos produtores cumprem com os requisitos da parte importadora e indica como apto para a exportação. O país importador poderá a qualquer momento enviar missões de auditoria para verificar os controlos oficiais na parte exportadora.
O protocolo assinado entre o Brasil e a Rússia será implementado por etapas até ao mês de Novembro, segundo o calendário acordado entre ambas partes.
Além do "prelisting", o Governo russo autorizou a importação de material genético, alimentos para animais domésticos e reprodutores suínos procedentes do Brasil.
Deve-se destacar que, de toda a carne de porco importada pela Rússia no primeiro semestre deste ano, 82% era proveniente do Brasil.
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2015/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br/