Mesmo com as incertezas económicas que no mercado mundial em 2023, a expectativa é de que o sector suinícola brasileiro cresça neste ano. Segundo investigadores do Cepea, o fundamento vem dos possíveis aumentos das procuras interna e, sobretudo, externa.
No Brasil, o poder de compra tende a manter-se fragilizado, o que acaba por favorecer a procura de carne de porco, que apresenta mais competitividade frente a outras, como a bovina.
Além disso, estratégias da indústria em investir em diversificação e posicionamento do produto suinícola no mercado doméstico devem ser mantidas em 2023, fortalecendo a procura pela carne.
Quanto à procura externa pela carne brasileira, o USDA estima que as exportações nacionais tenham incremento de 2,7% e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), de 12%. A aposta do sector está na diversificação dos destinos e na consolidação de parcerias firmadas ao longo do ano passado.
Do lado da oferta, estimativas realizadas pelo Cepea apontam possível avanço de 3,3% na produção nacional de 2022 para 2023.
Contudo, é importante destacar que o custo de produção elevado deve continuar a pressionar as margens de lucro do suinocultor brasileiro, especialmente os que actuam no mercado independente.
05 de Janeiro de 2023 /CEPEA /Brasil.
https://www.cepea.esalq.usp.br