Os records nas campanhas de trigo e soja registados no Rio Grande do Sul em 2021 impactaram positivamente os resultados das exportações do agro-negócio no primeiro trimestre de 2022. Os dois produtos foram os principais responsáveis pela subida de 65,9% nas vendas externas do sector no período em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Em números absolutos, entre Janeiro e Março, o Estado exportou um total de US$ 3,4 biliões – US$ 1,3 bilião a mais em relação a 2021.
Entre os principais sectores exportadores do agro-negócio, tiveram resultados positivos no período o complexo soja, cereais, farinhas e preparações, carnes, fumados e seus produtos e produtos florestais.
As primeiras informações sobre as vendas externas do sector em 2022 foram divulgadas no passado dia 11 de Maio pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planeamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG) no boletim "Indicadores do Agro-negócio do RS".
Entre os principais destinos das exportações gaúchas, a União Europeia superou a China no período e recebeu 19,8% de tudo o que o agro-negócio do RS vendeu no trimestre. O país asiático vem na segunda posição (17,7%), seguido da Arábia Saudita (5,1%), Indonésia (4,7%) e Estados Unidos (4,7%).
11 de Maio de 2022 /AGRICULTURA RS /Brasil.
https://www.agricultura.rs.gov.br