A actual estimativa para a produção de grãos no país, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento, projeta uma colheita de 271,8 milhões de toneladas para a campanha 2021/22, volume que representa um aumento de 6,4% em relação ao ciclo anterior. Os dados estão publicados no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, divulgado no passado dia 12 de Maio. O resultado também apresenta um ligeiro ganho de 2,5 milhões de toneladas quando comparado com a estimativa publicada no mês anterior. Esta melhora na produção é explicada pela maior área plantada de milho na segunda safra, além do melhor desenvolvimento no final do ciclo das culturas, sobretudo de arroz, milho e soja.
Para o milho é esperada uma produção total 116,19 milhões de toneladas, um aumento de 33,4% em comparação com a campanha 2020/21. A janela mais alongada para a sementeira da segunda safra somada às condições de mercado favoreceram o crescimento de área do cereal.
Este aumento, inclusive, reduziu o impacto negativo verificado pelas condições climáticas adversas em importantes regiões produtoras para a segunda campanha do grão, como Goiás e parte de Mato Grosso. Mesmo com a a falta de chuva, a produtividade no Estado goiano deve ser superior 31,7% em relação ao ciclo anterior.
12 de Maio de 2022 /MAPA /Brasil.
https://www.gov.br/agricultura