A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que para as empresas associadas, a saúde das equipas e a oferta de alimentos para a população são prioridades indiscutíveis.
Por este motivo, há duas semanas a ABPA já tinha criado grupos de trabalho internos para a mitigação dos impactos desta crise no sistema produtivo. De entre as medidas sectoriais adoptadas, as empresas intensificaram as orientações sanitárias em toda a sua estrutura. As visitas à unidades estão suspensas, salvo casos absolutamente necessários.
A ABPA também tem apoiado o Ministério da Agricultura nos esforços para a manutenção da produção, bem como no fluxo regular de ração para os animais nas unidades produtoras.
Ao mesmo tempo, a associação solicitou aos governadores dos estados onde há produção que sejam mantidas as vias de escoamento e entrada de alimentos e factores de produção, em caso de implantação de restrição de trânsito de pessoas.
Com o quadro de desabastecimento observado noutros países, a prioridade da avicultura e da suinicultura do país está na preservação da produção de alimentos básicos como a carne de frango, a carne de porco e os ovos, que são estratégicos para a segurança e o bem-estar da população do País.
19 de Março de 2020- ABPA/BRASIL http://abpa-br.org/