Na passada Sexta-feira , a Policia Federal do Brasil realizou a operação "Carne Fraca" com o objectivo de desmantelar uma organização que envolve, presumivelmente, inspectores sanitários federais e empresários da indústria alimentar.
Após dois anos de investigação, esta operação, a maior jamais realizada pela Policía Federal, detectou que as Delegações Regionais do Ministério da Agricultura de Paraná, Minas Gerais e Goiás actuavam, favorecendo empresas em detrimento do interesse público. Supostamente, os funcionários públicos aceitavam o pago de subornos em troca de facilitar a produção de alimentos adulterados e a emissão de certificados sanitários sem supervisão.
Segundo dados publicados pelo Ministério da Agricultura, a operação poderá afectar 18 empresas produtoras de carne e produtos cárneos de bovino, suíno, equino e aves de capoeira, farinhas de carne e osso, leite e produtos lácteos e mel e produtos apícolas. Alguns destes produtos foram exportados para países terceiros.
Sexta-feira, 17 de Março de 2017/ Policía Federal/ Brasil. http://www.pf.gov.br
Domingo, 19 de marzo de 2017/ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimiento/ Brasil. http://www.agricultura.gov.br/