Numa reportagem publicada pela BBC News, especialistas prevêem uma redução histórica no consumo de carne bovina no Brasil durante o ano de 2021. Em consequência de factores económicos como sejam a menor oferta interna e a elevada procura da China, o preço da carne bovina continua com tendência de subida. A notícia não é muito positiva para os consumidores que enfrentam um cenário de redução de rendimentos, o que, segundo a publicação, levará a uma queda no consumo da carne de bovino para níveis anteriores aos da década de 1990.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo brasileiro de carne bovina foi de 29,3 quilos por habitante em 2020, uma redução de 5% em relação aos 30,7 quilos por habitante de 2019, ano em que o consumo já tinha diminuído 9%. O patamar de 2020 é o menor da série histórica da Conab, que teve início em 1996 e representa uma redução de 13,5 quilos por habitante em relação ao ponto máximo da série, de 42,8 quilos por habitante em 2006.
Nesta conjuntura, as outras carnes ganham ainda mais competitividade e espaço de crescimento, tanto pelo custo-benefício como pela qualidade, tornando o momento favorável para levar ainda mais carne de porco para a mesa do consumidor.
20 de Janeiro de 2021 / BBC News / ABCS / BRASIL.
http://abcs.org.br/