O Brasil tem mais de 75 milhões de hectares de pastos infrautilizados que poderãon ser convertidos em terras produtivas. Juntamente com o aumento previsto do consumo mundial de cereais e oleaginosas ao longo da próxima década, o Brasil é um candidato natural para responder a esta procura mediante o aumento da oferta, especialmente de soja, o seu principal produto de grão de exportação, segundo o relatório do Rabobank "Build it and they will come; The impact of port expansion on Brazilian soybean production and exports".
As perspectivas para a procura mundial de grãos e sementes de oleaginosas é muito promissora para o futuro próximo, já que a alteração na dieta para alimentos com elevado conteúdo de proteínas nos países em desenvolvimento (em particular China e Índia) se materializa impulsionado pelo aumento dos salários e por uma crescente classe média. A procura mundial de alimentos para animais também se espera que aumente. Isto aumentará o consumo de grãos, já que o grão é mais de 70% dos ingredientes das rações convencionais.
Contudo, a falta de uma capacidade portuária e uma histórica falta de investimento em terminais portuários, ciontinua a ser um factor chave para o Brasil no que diz respeito a explorar plenamente o seu potencial de comércio de grãos. Contudo, de acordo com o analista do Rabobank, Renato Rasmussen, : "Os grandes investimentos realizados pelo sector privado em instalações portuárias del denominado "Arco Norte" motivarão um aumento de aproximadamente 16 milhões de toneladas nas exportações de soja do Brasil em 2025 . Em resultado disso, espera-se que a superfície de soja do Brasil tenha um aumento assinalável nos próximos anos".
Segundo Victor Ikeda, "Cerca de 4 milhões de hectares de pastos infrautilizados deverão passar por esta conversão nos próximos cinco anos. Numa década, espera-se que entre 9 a 10 milhões de hectares se tenham convertido em terras produtivas. Isto representa excelentes oportunidades não só para as empresas de insumos agrícolas, como também para toda a agroindústria brasileira ".
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2016/ Rabobank/ Holanda.
http://rabobank-food-agribusiness-research.pr.co