X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Brasil poderá vir a ter estatuto de livre de Febre Aftosa com vacinação

A decisão deverá ser anunciada na reunião geral da entidade que se realiza em Paris entre 20 e 25 de Maio.

26 Fevereiro 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Comité Científico da Organização Mundial da Sanidade Animal (OIE) recomendou, aos 180 países integrantes da OIE, que o Brasil seja reconhecido como livre de Febre Aftosa com vacinação.

Se esta proposta for aprovada, 25 Estados e o Distrito Federal serão declarados livres de Febre Aftosa com vacinação enquanto que Santa Catarina já tinha sido reconhecida pela OIE como livre da doença sem vacinação em 2007.

A decisão deverá ser anunciada na reunião geral da entidade que se realiza em Paris entre 20 e 25 de Maio e o certificado de País Livre de Aftosa será entregue no dia 24.

Além disso, conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o próximo grande passo do Brasil será retirar a vacinação contra a doença. A partir de Maio do próximo ano, o Acre e a Rondônia, além dos Municípios do Amazonas e do Mato Grosso, começarão a suprimir a vacinação. A previsão é que até Maio de 2021 todo o país deixe de vacinar os seus efectivos e, em Maio de 2023, todo o país possa ser reconhecido pela OIE como livre de Febre Aftosa sem vacinação.

Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista