Há dois factores negativos presentes actualmente no mercado mundial da soja, de acordo com a equipa de analistas da Consultoria TF Agroeconómica. O primeiro são os “preços e cotações muito elevadas – que podem inverter a sua tendência, como ocorreu com os Fundos e poderá ocorrer com as empresas de moagem”.
Isso ocorre pelo enorme aumento do custo e pela redução das margens, considerando que o óleo de soja subiu a semana passada, mas tinha caído na semana anterior e está sem grandes alterações desde Outubro, em Chapecó, por exemplo.
“O segundo factor negativo é a iminência da entrada da colheita brasileira. Embora muito atrasada, os compradores (que sempre tem stocks para pelo menos dois meses) sabem que, a partir de Fevereiro, poderão contar com a soja brasileira em volumes maiores. Então, a ‘falta de soja’ relatada acima é de curto prazo”, acrescentam os analistas.
De acordo com os especialistas da TF, é possível que os futuros em Chicago possam subir um pouco. A Consultoria aponta como factores para a subida a falta de produto no mercado:
26 de Janeiro de 2021 / ABRA / BRASIL.
https://abra.ind.br/