A combinação de uma oferta limitada e de uma procura forte tem provocado uma subida das cotações do milho desde meados de Fevereiro, segundo informam os investigadores do Cepea. Mais recentemente, o atraso na sementeira e a irregularidade das chuvas aumentaram as incertezas quanto à produtividade das culturas da segunda safra, o que vem reforçar o aumento dos preços, que operam em patamares record reais em muitas praças brasileiras.
Não é diferente com os preços da soja que estão em patamares record nominais no mercado brasileiro, conforme indicam os dados do Cepea. O impulso vem da forte procura interna e externa e, especialmente, da valorização internacional. Quanto às exportações, dados preliminares da Secex mostram que a média diária da exportação de soja em grão, no mês de Abril, está quase 30% acima da observada em Abril/20. Até ao momento, foram exportadas 10,6 milhões de toneladas. O avanço no mercado externo, por sua vez, está ligado ao baixo excedente da campanha 2020/21 nos Estados Unidos – produtores daquele país estão retraídos para novos negócios. O clima desfavorável à sementeira de soja da campanha 2021/22 nos EUA também elevou os valores da oleaginosa.
Os dois grãos são os principais ingredientes das rações de suínos, e com os preços elevados, os suinicultores estão a ser forçados a fazer substituições como é o caso do aumento do uso do trigo.
27 de Abril de 2021/ Cepea/ Brasil.
https://cepea.esalq.usp.br/