Aumento da produção
Prevê-se que a produção de carne de porco aumente em quase 5% em 2021 e estabeleça outro record. Os produtores brasileiros estão a responder a uma maior procura mundial provocada pela Peste Suína Africana (PSA) na China e em outros países. Outros factores que influenciam uma maior produção são os maiores rendimentos, melhores preços da carne de porco nos mercados nacionais e internacionais e custos de alimentação estáveis (ainda que mais altos).
As interrupções na produção devido à COVID-19 foram mínimas em função das precauções tidas pelas empresas de carne, incluindo os protocolos de saúde exigidos pelo Governo. Apesar disto, a China eliminou da lista dois matadouros brasileiros devido à contaminação de COVID-19 entre os empregados.
Apesar do aumento, o consumo de carne de porco manter-se-á atrás da carne de bovino e de frango
Espera-se que o consumo interno de carne de porco aumente 4% em 2021 e atinja quase 3,2 milhões de toneladas (peso carcaça) devido a um aumento na actividade económica e a um maior poder de compra dos consumidores. Projecta-se que os preços da carne de bovino se mantenham altos, favorecendo assim o consumo de carne de porco.
O consumo de carne de porco representa cerca de 15% do consumo total de proteína animal no Brasil, atrás das carnes de bovino e frango. A fileira suinícola brasileira investiu muito numa campanha de marketing nacional para aumentar o consumo de carne de porco fresca, principalmente no sector dos serviços de alimentos. Aproximadamente, 70% do consumo de carne de porco no Brasil é sob a forma de carnes transformadas como o presunto e a salsicha, que são mais caras e, em consequência, menos competitivas em comparação com o frango.
As exportações de carne de porco aumentarão a um ritmo mais lento
Espera-se que as exportações de carne de porco continuem a aumentar em 2021, mas a um ritmo mais lento. Espera-se que a China continue a exigir maiores volumes de carne de porco brasileira em 2021 devido ao impacto da PSA. Actualmente, não se prevêem grandes problemas sanitários que possam evitar este aumento das exportações de carne de porco no próximo ano.
Os mercados asiáticos, principalmente devido às fortes compras da China, são os principais impulsionadores das exportações de carne de porco e representam cerca de 80% de todas as exportações de carne de porco brasileiras, seguidos pelos países latino-americanos com 11%.
20 de agosto de 2020/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/