A produção brasileira de grãos na campanha 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, um aumento de quase 14,5 milhões de toneladas, quando comparada com o ciclo anterior, como aponta o 12º Levantamento da Safra de Grãos publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Principal produto cultivado, a soja teve um desenvolvimento marcado pelas temperaturas elevadas em importantes regiões produtoras, como Paraná, Santa Catarina e em parte do Mato Grosso do Sul. Esta condição climática adversa teve um impacto severo nas produtividades, influenciando a queda da produção. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a quebra registada superou 50%. Perante este cenário, a colheita para o grão no país está estimada em 125,6 milhões de toneladas, uma redução de aproximadamente 10% em relação à campanha 2020/21.
No caso do milho, houve uma recuperação na produção total com uma colheita estimada em 113,2 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 30% quando comparado com o ciclo anterior. Enquanto na primeira safra houve uma certa estabilidade na produção em 24,9 milhões de toneladas, devido às condições climáticas desfavoráveis principalmente nos estados do Sul, a segunda safra foi marcada por uma retoma da produção em cerca de 41,8%, sendo estimada em 86,1 milhões de toneladas.
8 de Setembro de 2022 /CONAB /Brasil.
https://www.conab.gov.br