O desempenho das culturas de milho e soja no sul do país deve apresentar melhoria na campanha 2022/23 quando comparada com o registado no actual ciclo. Na campanha passada, foram registadas temperaturas elevadas e falta de chuva durante o desenvolvimento das culturas da primeira safra que afectaram negativamente a produção. No entanto, para 2022/23 espera-se que as condições climáticas sejam mais favoráveis.
Nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a produção prevista para a soja no próximo ciclo é de aproximadamente 45,95 milhões de toneladas, um aumento de 96,3% em relação à campanha prevista para 2021/22, como mostram os dados estaduais da Perspectiva para a Agro-Pecuária 2022/23, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Caso essas projecções se confirmem, a produção da soja só nos estados da região Sul do país deve apresentar uma recuperação de 96,3%, contribuindo para a projecção de uma colheita de 150,36 milhões de toneladas do grão em todo o país.
A Conab também aponta para um bom desempenho para o milho primeira safra 2022/23 cultivado nesta região. As estimativas mostram um aumento de 53,3% na produção dos três estados. O maior crescimento tende a ser registado nos campos do Rio Grande do Sul impulsionados pela melhora na produtividade em 99,2%, com os produtores podendo colher 7 mil quilos por hectare. Com isso, é esperado um crescimento na produção da 1ª safra acima de 95%, sendo estimada uma colheita de 5,68 milhões de toneladas.
6 de Setembro de 2022 /CONAB /Brasil.
https://www.conab.gov.br