A campanha de milho de verão 2024/25 em Santa Catarina está a consolidar-se como uma das mais produtivas da história. Mesmo com uma redução superior a 13% na área semeada, o Estado registou um aumento de mais de 23% na produção em relação à campanha anterior. O destaque é a produtividade, que teve um salto expressivo de mais de 40%, alcançando 9.717 kg por hectare — a maior já registada no Estado. Os dados constam no Boletim Agro-Pecuário do mês de Abril, que está disponível no site do Observatório Agro-Catarinense e do Infoagro.
Segundo Haroldo Tavares Elias, analista de Sócio-Economia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, os bons resultados são fruto da intensificação do uso de tecnologias no campo, do maneio qualificado e da menor incidência da cigarrinha-do-milho durante o ciclo da cultura. A combinação de bons preços e alta produtividade pode incentivar os produtores a retomarem parte da área de milho perdida nos últimos anos, quando a cultura vinha a perder espaço principalmente para a soja.

Com este resultado, Santa Catarina e Paraná destacam-se em termos nacionais com produtividades próximas a 10 toneladas por hectare, equiparando-se aos níveis dos Estados Unidos, referência mundial na cultura. O cenário continua sendo influenciado por stocks internos baixos, incertezas sobre a segunda safra e instabilidades no mercado internacional, factores que devem manter a volatilidade nos preços ao longo dos próximos meses.
16 de Abril de 2025 /EPAGRI/ Brasil
https://www.epagri.sc.gov.br