X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Brasil publica as normas para o abate de forma humana dos animais de produção

O abate de forma humana é exigência da União Europeia, um dos principais compradores dos produtos cárneos do país.

25 Maio 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União a Instrucção Normativa n° 12, com as normas para a formação em maneio pré-abate e abate de animais. A formação é necessária para obter um certificado de aptidão por parte dos responsáveis pelo abate de forma humana com fins comerciais.

O abate de forma humana é um conjunto de directrizes técnicas e científicas que garantem o bem-estar do animal, do seu transporte desde a exploração até ao matadouro, evitando maus tratos, negligência e reduzindo perdas na cadeia produtiva.

O objectivo da IN é acreditar entidades para ministrar cursos de abate de forma humana e, dessa forma, manter o controlo da qualidade da capacitação, com uma adequada formação e distribuição de material didáctico.

A acreditação de entidades para o abate de forma humana é exigência da União Europeia (UE). A UE é um dos principais compradores dos produtos cárneos do Brasil. Quanto ao mercado interior, os critérios serão os mesmos.

Os procedimentos de maneio no pré-abate e abate de animais para consumo, não podem ser ignorados, bem como o bem-estar animal em todas as etapas. Se se realiza de forma incorrecta, perde-se na rentabilidade, já que animais stressados ​podem produzir cortes de carnes com defeitos, lesões e fracturas.

Segunda-Feira, 22 de Maio de 2017/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista