O Governo brasileiro recebeu, no passado dia 26 de Fevereiro, a confirmação, por parte das autoridades sanitárias da África do Sul, da reabertura do seu mercado às exportações brasileiras de carne de bovino desossada, bem como a lista de estabelecimentos produtores de carne de porco que poderão exportar para este País.
A África do Sul tinha embargado a entrada destes produtos brasileiros em 2005, devido ao aparecimento da Febre Aftosa e em 2012 devido à presença de um atípico caso de encefalopatía espongiforme bovina (BSE).
Com a abertura do mercado sul-africano, o Brasil espera exportar carne de porco no valor de 7 milhões de dólares anuais. A abertura deste mercado considera-se uma importante oportunidade, sobretudo para a carne de porco, sector em que as exportações brasileiras se concentram em poucos mercados. Além do mais, o acesso ao mercado sul-africano pode permitir a abertura dos mercados de outros Países do Continente como, por exemplo, os membros da União Aduaneira da África Meridional (SACU).
Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2015/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br