Os preços da soja estão a cair de forma acentuada no Brasil no início de Outubro, influenciados, sobretudo, por uma menor procura externa – as exportações brasileiras de 2022 são as menores dos últimos três anos.
Além disso, os investigadores do Cepea destacam que a desvalorização do Dólar face ao Real, as estimativas que indicam uma produção record no Brasil e o avanço da colheita nos Estados Unidos reforçaram o movimento de descida das cotações..
Adicionalmente, muitos vendedores procuraram liquidar parte dos stocks da campanha 2021/22, no intuito de “realizar tesouraria”.
Do lado das exportações, dados da Secex apontam que, em Setembro, foram escoadas 4,29 milhões de toneladas de soja em grão, menos 27,8% do que em Agosto e 11% abaixo do volume de Setembro/21.
No período de Janeiro a Setembro de 2022, saíram dos portos brasileiros 70,76 milhões de toneladas de soja em grão, a quantidade mais baixa desde 2019, quando comparado com os mesmos nove primeiros meses do ano.
Segundo os investigadores do Cepea, a redução nas exportações brasileiras deve-se, sobretudo, à menor procura por parte da China.
10 de Outubro de 2022 /CEPEA /Brasil.
https://www.cepea.esalq.usp.br