Com a confirmação de três focos de Peste Suína Clássica (PSC), no município de São José do Divino, norte do Estado, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) através da Agência de Defesa Agro-Pecuária do Estado do Piauí (Adapi) deslocou a equipa de fiscais e médicos veterinários até às explorações. O objectivo é adoptar as medidas preconizadas no Plano de Contingência da doença e na legislação que trata da defesa sanitária animal. A Sada prepara um plano de vacinação contra a doença no Estado.
De entre as medidas adoptadas pela Adapi, está a interdição ao movimento de animais da exploração, o abate sanitário dos animais e a destruição dos cadáveres em ambiente apropriado.
Todo caso de animais que apresentem qualquer suspeita da doença, como: mortalidade, febre (animais amontoados), conjuntivite, diarreia, vómitos deve ser comunicado pelo produtor à Adapi. Além disso, os produtores só devem adquirir animais de origem conhecida com Guia de Trânsito Animal (GTA) e não adquirir animais em feiras que não são controladas pela Agência de Defesa Agro-Pecuária.
19 de Abril de 2024 /ADAPI PI /Brasil.
http://www.adapi.pi.gov.br