A União Económica Eurasiática (UEA) aprovou a ampliação de quotas para importação, com tarifa zero, de carne bovina e suína destinada à transformação. Fazem parte do bloco a Rússia, a Arménia, a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Quirguistão.
A quota russa para carne de porco será de 100 mil toneladas, com validade entre 1 de Janeiro e 30 de Junho do próximo ano. Também há quotas para carne de porco congelada com volume de 5 mil toneladas para a Arménia e 7 mil para o Cazaquistão, e de carne de porco fresca, refrigerada ou congelada no montante de 20 mil toneladas para Bielorrússia.
Desde a recente missão da Ministra Tereza Cristina à Rússia, o governo de Moscovo aprovou um total de 16 matadouros brasileiros, instalados em 8 Estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondónia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Desse total, 7 são de carne bovina; 8 de carne do porco e 1 de porco e aves.
Com a retoma das exportações desses matadouros após a missão da Ministra Tereza Cristina, o Brasil passa a ter, autorizados para o mercado russo, 14 estabelecimentos de carne de porco.
1 de Dezembro de 2021/ MAPA/ Brasil.
https://www.gov.br/