O Ministério da Agriculttura do Brasil (Mapa) acaba de publicar várias normativas relacionadas com a sanidade animal, entre elas, o acordo de cooperação técnica entre o Mapa e o Conselho Federal de Medicina Veterinária e a normativa que define as directrizes para a compartimentação da cadeia produtiva de porcos no Brasil. O Mapa também apresentou uma aplicação sobre Saúde Animal.
Acordo de Cooperação Mapa-Conselho de Medicina Veterinária
Foi estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o desenvolvimento do Plano de Educação Contínua em defesa sanitária animal, tanto para os veterinários do serviço oficial como os da área privada. Com vigência de quatro anos, o acordo prevê a realização de eventos que divulguem estudos e investigações sobre defesa sanitária animal, cursos e treinos específicos.
Compartimentação da cadeia produtiva suína
A norma define as directrizes para a compartimentação da cadeia produtiva de porcos no caso de Febre Aftosa e Peste Suína Clássica. As empresas interessadas poderão solicitar, com carácter voluntário, a obtenção da certificação sanitária de compartimento livre das doenças. A compartimentação é um conceito definido pela OIE para certificar uma sub-população animal com um estado sanitário diferenciado para uma ou mais doenças específicas, baseado em procedimentos de biossegurança e vigilância e não em zonas ou regiões territoriais. Este sistema oferece garantias adicionais, pois favorece a oferta de produtos suinícolas e o comércio seguro entre países, ainda que ocorram eventuais surtos das doenças no país.
Aplicação sobre Saúde Animal
A aplicação "Saúde Animal", que se pode descarregar na Play Store ou App store, é destinada a veterinários, produtores e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal. De forma ágil e interactiva, permite um acesso fácil aos conhecimentos e informações sobre saúde animal.
Entre as suas funcionalidades, destacam-se a possibilidade de enviar notificações sobre suspeitas da presença de doenças às autoridades sanitárias, o acesso a manuais, legislações federais e estatais, normas nacionais e internacionais de comércio de animales e de produtos derivados bem como aos códigos sanitários da OIE. A aplicação também permite consultas sobre questões relacionadas com a sanidade e o bem-estar animal de forma virtual por audio e texto, em português, inglês e espanhol.
Terça-Feira, 5 de Dezembro de 2017/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br