Simon Coveney, Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio, reuniu-se recentemente com o seu gabinete para finalizar o Plano de Acção para Contingência do Governo, visando proteger numerosos acordos comerciais entre o Reino Unido e a Irlanda no caso de um Brexit sem acordo a 29 de Março, conforme publicado pelo Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior.
Nessa reunião, Coveney advertiu que o fornecimento de medicamentos veterinários de fabricantes do Reino Unido para a Irlanda será afectado negativamente se os produtores, veterinários, farmácias e indivíduos começarem a armazenar medicamentos. O Ministério da Agricultura, Alimentação e Marinha tem discutido com os interessados nos últimos dois anos a fim de preparar o Brexit e avaliar o impacto que isso poderia ter no fornecimento de medicamentos veterinários.
O Ministério da Agricultura e a Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde (HPRA) concordaram com os seguintes princípios para abordar o Brexit:
- garantir a continuidade do fornecimento de medicamentos veterinários;
- adoptar uma orientação prática para resolver qualquer problema de fornecimento;
- encorajar as partes interessadas a colaborar directamente com as autoridades em relação a quaisquer preocupações sobre o fornecimento.
Nesta base, o Ministério não prevê que surjam problemas significativos de fornecimento de medicamentos veterinários e adverte que não é necessário ou recomendado o armazenamento de medicamentos, o que pode, por si só, criar problemas de fornecimento.
Algumas empresas farmacêuticas já adaptaram as suas cadeias de fornecimento nesta fase para garantir que seus produtos cumpram os requisitos legais europeus a 29 de Março.
O Ministério da Agricultura e a HPRA continuarão a colaborar com o sector para encontrar soluções práticas, sempre que possível, para ultrapassar problemas que possam surgir.
Enquanto isso, o governo está a fazer todo o possível para evitar problemas com acordos comerciais e de fornecimento entre a Irlanda e o Reino Unido. Os actuais planos do governo para os portos e aeroportos irlandeses facilitam os fluxos comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Além disso, publicou recentemente o Projeto de Lei Omnibus, que contém as mudanças legislativas necessárias para serem aplicadas imediatamente num cenário sem acordo, já tendo o regime geral sido publicado no final de Janeiro.
Quinta-feira, 7 de Março de 2019/ Noticias del Exterior-MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es