Após 10 anos de proibição, a Bulgária poderá voltar a exportar porcos vivos para a UE, segundo informações publicadas pela Agência Alimentar da Bulgária. A Comissão Europeia modificou a decisão sobre as medidas de controlo em relação à Peste Suína Clássica. O último caso confirmado de Peste Suína na Bulgária foi em 2009.
Os resultados do plano de vigilância da PSC no periodo 2009-2015 mostraram a ausência de circulação de vírus da doença na Bulgária. Anualmente, cerca de 100.000 explorações foram inspeccionadas por veterinários oficiais assim como entre 5.000 e 6.000 javalis foram examinados para a PSC.
No plano de luta, e com o objectivo de poder voltar a exportar, as autoridades búlgaras incluíram uma nova categorização das explorações com base na informação sobre medidas de bio-segurança e a supervisão activa da saúde dos porcos por parte do estado através de documentos e registos realizados pelos veterinários oficiais. A Bulgária melhorou também o sistema electrónico de informação e registo das explorações e a identificação dos porcos.
Sábado, 5 de Novembro de 2016/Bulgarian Food Safety Agency/ Bulgária.
http://www.babh.government.bg