O Ministério da Agricultura, Alimentação e Bosques lançou uma campanha de informação massiva para as pessoas nas zonas de risco da Peste Suína Africana (PSA) com o objectivo de prevenir a propagação da doença.
A Ministra, Desislava Taneva assinalou que o objectivo desta campanha é disponibilizar informação para a prevenção da PSA a todos os residentes no território das regiões do Norte da Bulgária: Gabrovo, Lovech, Shumen, Varna, Dobrich, Silistra, Vidin, Montana, Vratsa, Pleven, Ruse, VelikoTarnovo, Targovishte e Razgrad.
Os materiais informativos serão actualizados e complementados e serão entregues a todos os suinicultores que criem porcos em casa para que tenham consciência dos riscos relativos à propagação da doença.
O Director Executivo da Agência Florestal Executiva (EFA), Eng. Miroslav Marinov referiu que as medidas para reduzir a população de javalis estão a fortalecer-se já que se supõe que estes animais sejam o principal transmissor da doença. Acrescentou que os esforços do Ministério da Agricultura, Alimentação e Silvicultura e da Agência Florestal Executiva serão concentrados, principalmente, no Norte da Bulgária, dando prioridade às áreas onde há focos e na zona fronteiriça de dez quilómetros do Rio Danúbio, bem como em redor das explorações suinícolas. As medidas serão dirigidas na intensificação da caça individual aos javalis, bem como a realizar inspecções activas de todas as áreas infectadas. Actualmente está a ser considerada a possibilidade da atribuição de incentivos financeiros por cada animal abtido a tiro, mas apenas nas áreas de risco.
Segunda-Feira, 8 de Julho de 2019/ Ministério da Agricultura/ Bulgária.
http://www.mzh.government.bg