A cadeia alimentar da UE, que inclui a agricultura, a transformação de alimentos e bebidas, o comércio grossista, retalhista e a restauração, emprega 29 milhões de pessoas – 14% da força de trabalho da UE – e gera 800 mil milhões de euros em valor acrescentado.
No entanto, os operadores da cadeia alimentar da UE enfrentam uma série de desafios, incluindo as alterações climáticas, a propagação de doenças animais e pragas vegetais, a resistência antimicrobiana, bem como questões relacionadas com a falta de harmonização das iniciativas de rotulagem dos alimentos.
Outro desafio é a disparidade entre as normas de produção da UE e de Países Terceiros em áreas como a sustentabilidade, o bem-estar dos animais e a informação dos consumidores.
Durante o debate, os Ministros da Agricultura da UE exploraram formas de enfrentar estes desafios e de aumentar a competitividade da cadeia alimentar da UE, assegurando ao mesmo tempo um fornecimento constante de alimentos seguros e nutritivos aos cidadãos da UE.
22 de Outubro de 2024/ Consilium/ União Europeia.
https://www.consilium.europa.eu