Em 3 de Novembro, a agência canadiana de inspecção de alimentos (CFIA) lançou uma consulta sobre actualizações propostas às directrizes da indústria sobre imitações de carne e aves e certos alimentos proteicos à base de vegetais. A indústria e os consumidores podem enviar as suas opiniões antes de 3 de Dezembro de 2020
O governo do Canadá reviu as suas directrizes para distinguir entre os seguintes alimentos: carne e produtos de aves, imitações de carne e produtos de aves (ou seja, hambúrgueres vegetais feitos para se parecer com um hambúrguer de carne bovina com ingredientes que simulam a cor vermelha ou efeito marmoreado da gordura animal) e outros produtos que não são substitutos para produtos de carne ou aves (ou seja, hambúrgueres de tofu, de soja e torradas de lentilha devidamente identificados).
Dado o aumento na oferta de novos produtos de origem vegetal no mercado canadiano, a CFIA reconhece que alguns destes alimentos não são produtos de carnenem de aves de capoeira e não estão destinados a sustituí-los. Embora os requisitos para os produtos de carne e de aves de capoeira de imitação não tenham mudado, as directrices propostas foram actualizadas para diferenciar os produtos que os imitam e não estão destinados a substituí-los.
As directrizes propostas ajudarão a garantir a consistência do mercado e evitar que os alimentos sejam erradamente rotulados, definindo as regras de rotulagem, publicidade, composição e enriquecimento de tais produtos.
3 de Novembro de 2020/ Governo do Canadá/ Canadá.
https://www.canada.ca/