Em resposta à decisão da China de impor tarifas de 100% sobre as exportações canadianas de óleo e farinha de canola e ervilha, bem como tarifas de 25% sobre determinados produtos de carne de porco, peixe e marisco, o Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Económico Rural do Canadá, Kody Blois, anunciou melhorias no programa AgriStability, com o objectivo de apoiar os produtores nesta situação. Em 2024, o Canadá exportou 468,6 milhões de dólares em produtos de carne de porco para a China.
As alterações incluem um aumento na taxa de compensação de 80% para 90% e uma duplicação do limite de pagamento para $ 6 milhões de CAD até o ano-colheita de 2025. Além disso, as províncias e territórios serão autorizados a assinar acordos para emitir pagamentos provisórios mais elevados e desencadear pagamentos antecipados específicos em caso de tarifas ou para o sector da carne de porco em caso de surtos de doenças como a Peste Suína Africana.

Os produtores inscritos na iniciativa AgriStability podem receber até 75% do seu pagamento final estimado como adiantamento. Estão igualmente previstos pagamentos específicos em sectores ou regiões onde se demonstre que as perturbações do mercado causaram perdas suficientes.
O governo federal reafirmou o seu empenho em defender o sector agroalimentar canadiano, tanto a nível interno como internacional, e continua disposto a encetar um diálogo construtivo com a China para resolver as diferenças comerciais de uma forma mutuamente respeitosa.
22 de Março de 2025/ Agriculture and Agri-Food Canada/ Canadá
https://www.canada.ca