Os Serviços Veterinários do Manitoba (CVO) confirmou a existência de uma segunda exploração suinícola afectada pelo DESv. A exploração encontra-se localizada no sudeste do Manitoba.
O CVO identificará outras explorações ou locais que tenham estado em contacto com esta exploração e investigará a origem do vírus. Este caso foi identificado mediante a investigação por parte do CVO relacionado com uma amostra positiva confirmada anteriormente de um sítio de grande tráfego de animais.
Até à data, oito sitios de grande tráfego ou ambientais deram positivo à DES incluindo dois casos em que é provável que os porcos gtenham contraido a DES nestes sitios de alto tráfego, e não a nível da exploração. Nos sítios de alto tráfego são movimentadas ou manejadas grandes quantidades de porcos e incluem centros de concentração, matadouros nacionais e provinciais, estações de lavagem de camiões e reboques de carga de animais. Até ao momento foram recolhidas um total de 1.187 amostras para pesquisar a presença de DESv de 18 sítios de grande tráfego.
Actualmente há 62 explorações positivas para DESv, duas no Manitoba, uma na Ilha do Príncipe Eduardo, uma no Quebéc e 58 no Ontário.
Sexta-Feira, 9 de Maio de 2014/ Manitoba Pork/ Canadá.
http://manitobapork.com/