O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Agência Canadiana de Inspecção Alimentar (CFIA) desenvolveram um protocolo para garantir a continuidade do comércio bilateral se a Peste Suína Africana for detectada em javalis em qualquer dos dois países, desde que não haja casos em suínos domésticos.
O objectivo do protocolo é proteger as populações de suínos de ambos os países durante um surto de PSA em javalis e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto no comércio de suínos vivos, produtos suínos e outros derivados. No caso de detecção de PSA num javali, todo o comércio entre os dois países seria interrompido inicialmente. Então, de acordo com o protocolo, o comércio seria retomado em três fases progressivas, com restrições cada vez mais reduzidas sobre suínos vivos, sémen suíno e produtos suínos não tratados.
Da rapidez com que os Estados Unidos e o Canadá consigam estabelecer áreas de controlo, comecem a vigilância / detecção de casos e eliminação de javalis e iniciem a vigilância em porcos domésticos dependerá a entrada na fase dois do protocolo. Durante a terceira e última fase, as restrições comerciais são reduzidas aos limites da área de controlo estabelecida.
A APHIS e CFIA trabalham com a indústria e outras partes interessadas para garantir que ambos os países tenham os processos e procedimentos em vigor para implementar totalmente o protocolo.
16 de Março de 2021/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.aphis.usda.gov/