Desde 31 de Outubro, o Sindicato dos Estivadores CUPE Local 375 está em greve por tempo indeterminado nos dois terminais Termont do Porto de Montreal (dois dos quatro terminais de contentores do porto).
As operações de manuseamento de cereais a granel não são afectadas pelas greves actuais e propostas, uma vez que estão protegidas pelo Código do Trabalho canadiano.
Prevê-se que as exportações de produtos agro-alimentares e de matérias-primas em contentores (lentilhas, carne de porco, soja) abrandem. Os alimentos e produtos frescos (por exemplo, fruta, vinho, alimentos transformados e bebidas) serão directamente afectados.
O porto de Montreal é um importante centro de manuseamento de cereais e todos os anos milhões de toneladas passam por este porto através de duas instalações: uma instalação de cereais em contentores operada pela DG CanEst Transit Inc. e um grande elevador de cereais a granel operado pela Viterra. Em conjunto, transportam milho, soja, trigo de inverno, etanol não desnaturado, leguminosas e culturas especializadas produzidas no Ontário e no Quebeque. Outubro e Novembro são os meses de pico das exportações agrícolas para ambas as infra-estruturas.
1 de Novembro de 2024/ USDA/ Estados Unidos da América
https://apps.fas.usda.gov