A 1 de Maio passado, a Agência Canadiana de Inspecção Alimentar (CFIA) levantou o protocolo temporário de emergência para o transporte, posto em funcionamento no início de 2014, de forma que a partir de agora os camiões dos transportadores de gado dos Estados Unidos têm que ser novamente limpos e desinfectados antes de entrarem no Canadá. Os transportadores que cheguem à fronteira sem os camiões lavados e desinfectados não poderão entrar.
Quando o vírus da DES começou a circular pelos Estados Unidos, a CFIA, para prevenir a entrada da doença no Canadá acordou em suspender a Secção 106 (5) do Regulamento de Sanidade Animal e activou um protocolo de emergência que permitia aos transportadores entrar no Canadá após descarregar nos Estados Unidos e lavar e desinfectar os camiões em instalações canadianas certificadas como livres da doença, em vez de serem lavados em instalações americanas nas regiões onde a DES se tinha convertido em endémica. Até à data, o projecto teve um grande êxito ao manter o oeste do Canadá livre da doença, com apenas 5 casos encontrados em Manitoba. Junto com outras medidas restritivas de biossegurança, este protocolo de lavagem manteve o vírus DES afastado, apesar de Manitoba continuar a enviando quase 3 milhões de animais desmamados por ano para explorações de engorda americanas.
Tanto o Canadian Pork Council como outras associações suinícolas provinciais continuarão a pressionar o governo federal para que modifique o presente Regulamento e permita que os transportadores lavem os seus camiões em instalações canadianas.
Abril 2016/ Manitoba Pork/ Canadá.
http://manitobapork.com