A OIE publicou um relatório sobre os casos de DES no Canadá a partir das informações remetidas pelo Dr Martine Dubuc, da Canadian Food Inspection Agency (CFIA).
Segundo o relatório, no passado dia 5 de Fevereiro de 2014, o Canadá informou a OIE que estavam a aparecer casos de DES. O Canadá teve, até ao momento, 4 surtos de DES (2 dos quais constituem grupos de focos) em 4 Províncias com um total de 58 explorações afectadas. A primeira suspeita de DES no Canadá foi detectada numa suinicultura no sudoeste do Ontário a 22 de Janeiro de 2014 e foi confirmada pela CFIA a 24 do mesmo mês. Os 58 focos de DES em explorações suinícolas são: 54 no Ontário, um foco confirmado na Ilha do Príncipe Eduardo e outro no Quebéc e dois focos no Manitoba.
Os últimos casos foram confirmados no Ontário a 22 de Aril de 2014. A informação sobre os focos incluída neste relatório foi enviada à CFIA pelas autoridades provinciais responsáveis pela sanidade animal. os sinais clínicos observados incluem diarreia, vómitos e anorexia; foram mais intensos nos porcos mais jovens. Também se observou mortalidade em leitões jovens. A sequenciação da estirpe do vírus da DES dos casos aparecidos nas explorações do Canadá confirmaram que são similares às estirpes que circulam nos Estados Unidos da América.
O Canadá continua a aplicar medidas de controlo e prevenção para reduzir o risco de propagação desta doença. que incluem a aplicação de medidas restritivas de biossegurança na exploração, a limpeza e desinfecção dos camiões e a intensificação dos controlos na fronteira. Adicionalmente, o Canadá continua a recolher e a integrar informação epidemiológica para entender melhor os factores de risco da introdução e propagação deste vírus. A doença é agora de declaração obrigatória nalgumas Províncias, entre elas Alberta, Manitoba e Quebéc.
Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014/ OIE.
http://www.oie.int